Duvida sobre gordura animal x gordura vegetal

0 votos positivo 0 voto negativo
14 visitas
perguntou Mar 28, 2014 por animadruga (2,110 pontos)
O abacate tem 60,2% de gorduras monoinsaturadas (ácido oleico, o mesmo tipo de gordura do azeite de oliva). E o bacon tem 50,4%. Se o abacate é saudável pelo seu conteúdo de ácido oleico, alguém me explica por que o bacon não seria. Fonte: http://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list

O que é exatamente gordura animal e gordura vegetal? Vamos ver o ácido palmítico:

O ácido palmítico é uma gordura saturada com 16 carbonos. É o tipo mais comum de gordura saturada em plantas E animais. Este composto perfaz a maioria da gordura saturada do abacate. E do bacon. Veja bem, ele não vem em uma versão verde e outra vermelha. Ele é o mesmo, independentemente de sua origem ser vegetal ou animal. Se você der um frasco com ácido palmítico para  um cientista, ele não tem como saber se aquilo veio de uma planta ou de um animal.
O ácido oleico:
Este é o mocinho. Todos os carbonos estão saturados com hidrogênio, menos um menos os que circundam a única ligadura dupla. Por isso ele é mono-insaturado.
De acordo com a sabedoria nutricional convencional, este é o motivo pelo qual o azeite de oliva faz bem. Pelo mesmo motivo, as nozes fazem bem. Pois o mesmo ácido oleico perfaz mais da metade da gordura do bacon.
Células e mitocôndrias não diferenciam se o ácido oleico vem do bacon ou do abacate. Ele não vem em duas versões, uma animal e outra vegetal. CH3(CH2)7CH=CH(CH2)7COOH é acido oleico. Se faz bem no abacate, não pode fazer mal no bacon. Nem na gordura de galinhas e perus, em que chega a representar até 56% de toda a gordura.

1 Resposta

0 votos positivo 0 voto negativo
respondida Mai 19, 2014 por Artur Ramalho (1,020 pontos)
É que o bacon vem com grito e o abacate vem com seiva.

167 perguntas

556 respostas

239 comentários

231 usuários

Seja bem-vindo(a), aqui você pode fazer perguntas e receber respostas de outras pessoas da internet.
Web Analytics
...