New Users

0
O que vocês acham sobre unir religião e veganismo, tipo como uma nova religião?

Open 9 Answers 169 Views
Nunca vi comentários sobre isso em lugar algum na internet, queria entender o que as pessoas veg pensam sobre isso.

9 Respostas

4
Não há nada mágico na filosofia vegana, ela é fundada em ética, mas é bastante comum os veganos serem tratados como extremistas religiosos.

Aproximar veganismo de qualquer religião enfraquece bastante o impacto da conduta vegana porque quase todas elas colocam o ser humano como dotado de alma, energia cósmica elevada, um ser especial etc, portanto com mais direitos que os outros animais. Até onde sei, não há religião que considere o homem e os outros animais no mesmo nível. Algumas são bem pacifistas e tal mas não chegam nem perto.
respondida por (5,6K pontos)
3
Concordo com o Daniel Moreira, Religião é sempre feita de regras, O Veganismo não tem regras, depende apenas da consciência humana.
respondida por (320 pontos)
2
Não consigo ver relação entre uma coisa e outra!
Sou ateu e não teria como seguir uma religião!
respondida por (1K pontos)
1
Eu nunca gostei de religião e nunca pensei no assunto, mas vamos lá.
Uma religião, no meu ponto de vista, iria impor certas "regras", certo?
Pelo que eu sei, a maioria dos veganos são cristãos, talvez todos? não sei.
Eu acredito que a fé seja muito importante, já que ela pode se destinar a qualquer coisa. A religião forma grupos, que muitas vezes afastam as pessoas. Se fosse pra unir a "palavra de deus (bíblia)" com o veganismo, acho que não daria certo porque a bíblia não tem os melhores argumentos em prol do mesmo.
Eu descartaria essa hipótese.
respondida por (1,4K pontos)
1
São segmentos diferentes! Ser ou não vegano, independente de religião! Religião significa um elo entre crença, espiritualidade e valores morais, digo que o veganismo pode sim ter uma vertente em cada elo desses. Mas vamos parar pra pensar em como a palavra religião vem sendo pregada hoje, o verdadeiro significado atual de religião. Vão começar a nos perguntar quem é nosso deus, passará a ter boatos de que somos devotos a um bicho qualquer. Não sei, não gosto de tratar uma escolha de vida em que fiz por conta própria, sem que tivesse alguém me "pregando" o certo ou o errado e que surgiu, simplesmente, por compaixão e pelo bem dos animais.
respondida por (280 pontos)
0
Eu atualmente não tenho nenhuma religião, sou espiritualista, tenho algumas crenças, mas ligada a espiritualidade, a escolha ética, ao amor com todos, não acredito na biblia nem nas variações impostas pelo clero atualmente, então em resumo eu acredito em Deus como uma energia superior e de consciência elevada a um ponto que não estaríamos prontos, aqui, para entender completamente.

Acredito que poderia existir uma "religião" diferente do contexto atualmente construido, algo como grupos de pesquisa e de entendimentos, não regras, mas sim, entendimentos colaborativos e somativos. Acho que estes grupos poderiam ajudar a retirar a opressão religiosa e trazer a colaboratividade,hoje tão presente na era da informação livre, para próximo de nossas vidas.

Fazer parte desta religião seria uma espécie de esperiência vibratória e pulsante no sentido de busca e descoberta do pq na verdade, estamos aqui. Busca d apaz, felicidade e amor de verdade, sem todos os "ISMOS" que conhecemos e muitos, lutam contra.

Mas concordo que é um assunto delicado e que necessita de muita pesquisa para entender sua viabilidade e extensão em impacto a nossa ética e luta por mais esta evolução na terra, a abolição animal em respeito a vida.
respondida por (1,8K pontos)
0
Não acho uma boa ideia, mas acho que seria bacana se as religiões indicassem a filosofia de vida vegana. Assim como um religioso pode dizer a seus fiéis que comer salada é saudável, poderia dizer que ter uma postura vegana é mais ético.
respondida por (3,4K pontos)
0
A pergunta é muito instigadora, nunca pensei sobre isto antes!

Mas vamos lá: acho que será ruim, pois exigirá que as pessoas deixem suas religiões para se tornarem veganos.
A maioria dos veganos que conheço não liga muito para religião, mas conheço alguns que tem religião sim, e seria meio chato excluir estas pessoas.

Penso que o veganismo é uma filosofia que não precisa ter dogmas, rituais, templos, etc.
respondida por (2,4K pontos)
0
Budistas são veganos.
respondida por (350 pontos)
2Comments
comentado por (1K pontos)
O Dalai Lama come carne!
comentado por (350 pontos)
Deve ser carne de soja.
...